27/10/2009

Gente que fala demais por não ter nada a dizer

anim_fofocaanjo Muitas vezes somos traídos pela tendência de falar sem pensar e de forma irrefletida.
Deus, em sua infinita sabedoria, nos fez possuidores de uma só boca e dois ouvidos, querendo com isso que utilizássemos em dobro nossa capacidade de ouvir e nos habituássemos à contenção de palavras inúteis e julgamentos impróprios.
Geralmente, na hora da empolgação, somos inconvenientes no falar, falamos o que não sabemos ou do que não nos é de direito e sempre, ou quase sempre, vem o arrependimento depois. Mas, muitas vezes, esse arrependimento não é suficiente para remediarmos os danos causados nas outras pessoas.
“Cuidado com as palavras pronunciadas em discussões e brigas que revelem sentimentos e pensamentos que na realidade você não sente e não pensa... pois, minutos depois, quando a raiva passar, você delas não se lembrará mais... Porém, aquele a quem tais palavras foram dirigidas, jamais as esquecerá...“. Essa é uma frase de Charles Chaplin, bastante apropriada para nos alertar sobre a armadilha do “falar demais”.

É complicado isso, mas realmente tem gente que fala demais. Psicólogos explicam que quem fala demais fala porque sente prazer nisso, a fofoca dá à pessoa ‘fofoqueira’ a sensação de que ela é alguém importante no meio daquele grupo só pelo simples fato de estar passando uma informação que ninguém mais tem. A vontade de ‘aceitação’ e de externar essa sensação é tanta que a pessoa perde a noção do que diz, inventa e/ou aumenta em relação à ‘notícia’ que está transmitindo a terceiros. Geralmente esse tipo de pessoa fala de assuntos alheios justamente por achar que não tem nada interessante a dizer a respeito de si mesma. Que levante a mão quem já foi alvo de fofoca. Bem, então bem vindos ao clube!

Ouvi certo pastor dizer que ‘somos para o nosso semelhante um espelho do que somos para Deus’. Perguntas: Que tipo de pessoa estamos sendo para o nosso semelhante? Que tipo de pessoa somos para Deus? (ou simplesmente) Que tipo de pessoas somos?

Nem sempre o “falar demais” manifesta-se nas horas de raiva. Mas, a tendência em falar mais da vida alheia, namoros, demissões e problemas dos outros incentiva a proliferação de boatos e fofocas. Ao ‘fofoqueiro’ não é tão interessante falar dos valores que nos enriquecem.
Wendell Johnson, grande teórico da comunicação, escreveu: “Nossa vida seria mais longa e rica se despendêssemos a maior parte dela na tranqüilidade silenciosa do ouvir pensativamente”. Às vezes faço essa cara de quem está ‘ouvindo pensativamente’, por estar ouvindo e processando a informação, pensando, observando.
O ser humano é inquieto por natureza, e daquilo que chega a ser dito para nós a maioria passa despercebido e não ouvido. Temos, ainda, que aprender a usar as maravilhas do falar e do ouvir em nosso próprio e melhor interesse e para o bem de nossos semelhantes. Essa é, também, a mais extraordinária das artes a ser dominada pelo homem. Saber o que falar e aprender a ouvir!
Ouvir é renunciar! É a mais alta forma de altruísmo em tudo quanto essa palavra signifique de amor e atenção ao próximo. Talvez por essa razão a maioria das pessoas ouça tão mal, ou simplesmente não ouça. Vivemos imersos em cogitações pessoais e é raro conseguirmos passar algum tempo sem pensar em nós mesmos.
Reflita sobre o ensinamento de Albert Schweiser que diz que “o verdadeiro valor de um homem não pode ser encontrado nele mesmo, mas nas cores e texturas que faz surgir nos outros....”.

Para falar bem não basta uma boca. Há muita gente que, não sabendo usá-la, tem feito um grande estrago com o que diz.
Saber ouvir leva tempo, prática e paciência. É uma arte que mantém vivos o respeito, a afeição, a amizade, o sentimento de confiança que o outro deposita em nós. Faz com que nossos clientes, colegas de trabalho, filhos, cônjuges, namorados e amigos, sintam-se como pessoas importantes e amigos privilegiados. Assuma, hoje mesmo, um compromisso de falar menos e ouvir melhor. E quando for falar, pense bem no que vai dizer, se o que vai dizer é verdade, se é sobre você ou se é assunto de outra pessoa, se você tem permissão para falar sobre esse assunto, se o assunto não vai prejudicar ninguém..., enfim. Antes de falar, pense!

21 comentários:

Anônimo disse...

Hum...amei...
vou logo postar no meu blog tá?
Bjim.

Lucas Marim Santos disse...

A Paz do Senhor!

Estou eu aqui, somando, ou pelo menos tentando... rs

Efésios 4:29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

torpe (dicionário Aurélio)
(ô) [Do lat. turpe.]
Adjetivo de dois gêneros.
1.Desonesto, impudico.
2.Infame, vil, abjeto, ignóbil.
3.Repugnante, nojento, asqueroso, ascoso.
4.Obsceno, indecente.
5.Manchado, enodoado, maculado.

2 Timóteo 2:16 Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade.

profano (dicionário Aurélio)
[Do lat. profanu.]
Adjetivo.
1.Não pertencente à religião.
2.Contrário ao respeito devido a coisas sagradas.
3.Não sagrado.
4.Secular, leigo.
5.Fig. Estranho ou alheio a idéias ou conhecimentos sobre determinados assuntos.
Substantivo masculino.
6.Pessoa ou coisa profana.

Lisboa disse...

Ucha, muitíssimo bem colocado os eu post! Eu mesma, muitas vezes me pego falando um pouco demais, sem me dar conta que o outro também quer acrescentar algo de seu ao assunto...
Gostei. Foi bom para refletir a respeito! Bj

Dethe disse...

Uau!!Que forte amiga!Que profundo! Que verdadeiro!
Realmente, pecamos por falar demais mesmo, mas existem pessoas que se "profissionalizaram-se" em falar demais da vida alheia. Poxa..e essas pessoas se olhassem para dentro de suas próprias casa encontrariam todos os probelmas do mundo, problemas esses que só enxergam na vida alheia,pq esquecem das suas...Bah! Quem tem telhado de vidro, não jogue pedra no telhado do vizinho.Simplesmente, desabafo!Bjks

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

Menina, eu era assim. Falo demais e na hora da raiva sai aquelas bobagens que magoam tanto!
Mas agora penso muito antes de falar, magoei muita gente e aprendi a lição!
Adorei o post...bjokas

Anônimo disse...

Obrigada pela visita!
Eu amo de paixão Gifs adoro são lindos e muitos deles graciosos demais!
Te convido a conhecer meu outro Blog também tem muitos gifs!
http://anninhadoleonardo.blogspot.com

seja bem vinda ao "Palavras Soltas"
Uma linda tarde para você beijoss fica com Deus!

• Emilly ツ disse...

Olá tudo bem ?!
O seu blog tbm é muito lindinho .
flor eu aprendir a fazer gifs neste blog .
www.casinhadasgifs.zip.net
é muito facíl e lindo .
Te linkei táh ?
Estou te seguindo !!
E te ofereçõ meu award !!

Bjinhos.
Uma ótima Semana .

Ana~♫☮ disse...

Oiih!
Tudo bem?
Muito obrigada pela visita!
Seu blog tambem eh muito foofo!!!
Adorei!
Vou te linkar ok?

Tenha um otimo restinho de semana!
Volte sempre ao meu blog!

disse...

Oi lindaaa!!! Saudadessss.... Seu blog tá uma delícia e essa postagem hein... Forte, hein!!! Sábii
Bjsssss

Lisa disse...

Oláaaaa Ucha...
Desculpa a demora em retribuir sua linda visitinha no meu mundinho...fico feliz em saber que gostou...
Adorei o seu espacinhu tb, mto fofo...
Sobre o texto é o que mais acontece nessa vida ...rsrsrsrs....
Será sempre bem-vinda tá?
Jinhusssssssssss...

Anônimo disse...

Bom Diaaaaaa!
Tem um Selinho no meu Blog para você espero que goste...
Sorria seu Blog está sendo Visitado por quem te gosta!

Um belo dia para você e um excelente Final de Semana ...beijoss fica com Deus!

Jaque Bresolin disse...

oiii
Tem selinho pra ti lá no meu blog..
passa lá e pega, ok?
beijinhos
Jaque

Carol Teixeira disse...

Oieee. Td bem? Passando pra dizer que tem uma enquête lá no meu blog. Passa la pra responder e deixa um comentário pra eu saber qual foi a resposta que vc escolheu tah? ^^ Bjusss.

Fran Carneiro disse...

Ah, eu acho que, de vez em quando, sou meio língua afiada meesmo... Mas me controlo bastante e só falo quando eu tenho certeza daquilo, quando é justo... E quando alguém acha que tem moral pra falar de mim também. Caso contrário, eu fico quieta que é melhor que dar corda a quem não tem o que dizer de útil.

É, eu vario entre os dois extremos. hahaha.


Mas acho que é sempre assim, né? Acho... :P


Sábia postagem! Sááábia! :D

Anônimo disse...

Bommmmm Diaaaaaaaaaa!
Passando para deixar meu carinho
e lhe desejar uma excelente semana!
Tem um Selinho para você no meu Blog 'Selo Blog da Fraternidade'
espero que goste!

Beijoss fica com Deus!

Carol Teixeira disse...

Oieee... Td bem??? Passando pra desejar um ótimo final de semana...
Beijinhus doces...

Cantinho a Dois:
http://cantinhoadois.blogspot.com/

Os Astros Revelam:
http://osastrosrevelam.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá amigucha...

"O que seria de nossas vidas se não fossem os amigos, fiéis parceiros, companheiros de jornada, pessoas que entram em nossa vida para somar, para completar o que nos falta, por isso, sempre digo, ao acordar de manhã agradeça pela amizade, pelos amigos que tem."

Tenho Um òtimo Final de Semana!

Emilia Hanashiro disse...

Adorei seu blog, e concordo plenamente com tudo, eu tambem tenho um blog e gostaria de receber sua visita qualquer dia, beijos,
Emilia.

Anônimo disse...

hi everybody


great forum lots of lovely people just what i need


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

Anônimo disse...

Greetings

It is my first time here. I just wanted to say hi!

Mriana disse...

Nossa obrigada mesma essa blogger caiu do céu era tudo que eu precisava ler! Sabe eu falo demais q nem eu me aguento de tanto que eu falo mais a partir de hoje vou seguir teu conselho.Sabe vou fazer q nem você falou aprender a falar menos e ouvir mais!!!!!!
Obrigada por me ajudar a refletir e pensar no que devo e não devo falar!E no falar menos e ouvir mais!!!!