19/08/2009

Gripe Suína

Olá pessoal!

Peço desculpas, pois andei meio sumida ainda por conta da crise. Perdi meu emprego esse ano e estou correndo atrás do prejuízo!

Mas enquanto isso, na sala da justiça, vamos ao que interessa...

Um dos assuntos que anda preocupado atualmente e monopolizando as manchetes é a Gripe Suína, a nova moda do momento (moda de péssimo gosto por sinal). O combate, pelo menos em nosso país, ainda não é dos melhores devido o nosso 'belíssimo' sistema de saúde pública, mas existem algumas dicas simples de como evitar o contágio com a doença.

Essa foto recebi por e-mail. Parece que o medo de contrair essa doença é geral. Haja criatividade na prevenção!

06274

E, por motivos óbvios e pra me garantir, eu ativei um poderoso antivírus pra monitorar meus e-mails. Vai que algum desocupado me manda o vírus da gripe. Nunca se sabe!

Como esse blog não é só inutilidade, seguem algumas dicas:

Como evitar o contágio da gripe suína

Por Dra. Gabriela Pahissa, Equipe do Bem Simples
Médico Clínica
M.N. 73182

  1. Se você estiver gripado, principalmente em épocas de epidemia, evite frequentar lugares com muita gente e, principalmente, fechados.
  2. Use lenços descartáveis para limpar o nariz ou os olhos. Depois de usá-los, jogue-os logo no lixo.
  3. Cubra a boca ao tossir, de preferência com o ângulo do cotovelo. Assim, se você tocar alguma superfície, suas mãos terão menos possibilidade de transmitir a carga viral.
  4. Lave sempre as mãos com água e sabonete, ou passe álcool em gel, depois de tossir ou espirrar.
  5. Não passe as mãos nos olhos se não as tiver lavado.
  6. Evite cumprimentar com beijos e ter contato próximo com outras pessoas quando você estiver doente ou sentir os primeiros sintomas de uma possível gripe.
  7. Não compartilhe copos, pratos ou talheres. O vírus pode viver até 24 horas nestas superfícies.
  8. Não beba diretamente de garrafas ou latas.
  9. Só use a sua toalha: em superfícies felpudas o vírus pode sobreviver até 12 horas.
  10. Se você tiver filhos pequenos, evite que os brinquedos sejam compartilhados com outras crianças se alguma delas estiver gripada.
  11. Mantenha a sua casa e o seu lugar de trabalho bem ventilados, abrindo frequentemente as janelas, mesmo que a temperatura esteja baixa. É melhor ter que se agasalhar do que ficar em um ambiente com ar viciado.
  12. Se você apresentar um quadro gripal com febre alta e tiver tido contato com alguém que pode estar com a gripe suína, consulte imediatamente um médico.

E vamos torcer pra essa ‘febre’ de gripe suína passar logo!

Um comentário:

Moranguinho disse...

Parabéns, de cara nova amei!
Bjus