21/12/2009

Feliz Natal: SAWABONA!

natal1

Ah! O Natal!

Com o Natal chegando ficamos mais emotivos, lembramos da família e como está ou como deveria ser nossa relação com cada um, lembramos de amigos queridos, lembramos de abraços, sorrisos, laços que foram cortados por algum motivo... enfim uma ‘confraternização’ de sentimentos nos envolve nessa época do ano. Eu diria que ficamos mais bobos, mais sensíveis, mais humanos, não só pela data que simboliza o nascimento de Jesus, mas porque tradicionalmente ficamos mais juntos, mais próximos.

O exercício do perdão nessa época também parece essencial. Até acho bom perdoar alguém, talvez pelo pensamento meio egoísta de que ‘eu não sou a única pessoa que comete erros’. Tempos atrás eu tive mágoa em meu coração, raiva, frustrações..., mas a vida me ensinou muita coisa (apesar da minha pouca idade e experiência), a vida nos ensina todos os dias se prestarmos atenção. Peço sempre a Deus pra limpar maus sentimentos do meu coração. Isso é um trabalho diário que devemos ter, pois parece existir sempre alguém pronto pra tentar tirar a nossa paz. Felizmente hoje posso dizer que ‘meu coração tem portas abertas, janelas escancaradas, quer abrigar o mundo, acha que não tem fundo, é de um carinho sem fim...’.

É aí que descobrimos que as pessoas não vieram ao mundo para realizar nossos sonhos ou para nos fazerem felizes ou infelizes, porque Deus deu plena capacidade a cada um de fazer isso sozinho, podemos fazer bem ou mal a nós mesmos se quisermos. Mas Deus também nos deu capacidade de entender que tudo de maravilhoso que nos acontece não teria a menor graça se não tivermos alguém para compartilharmos nossas alegrias e vitórias, assim como a vida teria muita tristeza contida se não tivéssemos com quem dividir nossas dores.

Todos temos problemas. Sofremos, choramos, nos desesperamos, enlouquecemos, caímos e nos levantamos. Você sabe que vai ser sempre assim. Que essa queda não é a última. Que muitas vezes você vai cair e hesitar no levantar-se, até uma próxima queda, mas essa é a questão: Levantar-se! Sempre! Porque um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos, para dizer tudo o que tem que ser dito... O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas as nossas loucuras...

Respeitarmos os outros apesar dos pesares, pois cada um tem suas dificuldades e peculiaridades, valorizarmos quem amamos e quem nos ama... Não é uma tarefa muito fácil, mas somos capazes. Quando respeitamos, valorizamos e damos importância, mesmo que seja àquela pessoa que nos faz mal de vez em quando, cultivamos em nos mesmos uma certa paz. Talvez isso tudo resuma um pouco a palavra felicidade: ‘paz de espírito’, é isso o que precisamos em nossa vida para sermos felizes.

Aprendi um cumprimento interessante, lendo um dos textos de Flávio Gikovate, usado no sul da África: SAWABONA, que quer dizer "Eu Te respeito, eu te Valorizo, você é importante pra mim". Lindo né? Em resposta, as pessoas dizem SHIKOBA, que é "Então eu existo pra você". Então como meu cumprimento de Feliz Natal: SAWABONA PRA TODOS VOCÊS!

8 comentários:

Ao toque do Amor disse...

oi,deixei recadinho mas vc não pegou o selo de natal do toque, mas eu to levando o seu com carinho especial
bjus
san

Ao toque do Amor disse...

oi,moça...no lado esq. do blog, tem uma arvore de natal , o cartão fica embaixo, ele ´verde e tem um papi noel num caminhãozinho.
bjks
san

ONG ALERTA disse...

Devemos respeitar as pessoas e nosso planeta para uma vida melhor muita e luz e paz no coração neste ano novo, Lisette Feijo.

Tânia Meneghelli disse...

Oi Ucha!

Diante de tanta atrocidade que a gente vê por aí é um alívio encontrar um texto tão positivo. Adorei!

Aproveito pra te desejar um 2010 bem bacana e cheio de inspiração, tá?

Beijoca! Sawabona!!!

{♥Åññä Lµí§ä♥}_L€ØNARÐØ disse...

Olá!
Passando para deixar meu
carinho e lhe oferecer meu 1°
selinho de 2010...
Selo Conexão Solidária...

Espero que goste!

Beijoss fica com Deus!

1 de janeiro de 2010 10:12

Verdadeira Diva - Carol disse...

Oieee... Td bem??? Passando pra desejar um Feliz Ano Novo com mts realizações e te oferecer o selinho que fiz. ^^ Tenha um ótimo dia querida. Bjusss.

John Doe disse...

Shikoba Usha, e ótimas festas e descanso pra você.

Ao toque do Amor disse...

oi,passando pra deixar unm beijinho e dizer que tenho saudades,some não!
san